A maldição da proteína

09/05/2014 18:12

Boa noite caros leitores, 

Hoje quero tratar de um dos assuntos mais populares entre os vegetarianos, essa é uma situação que 10 em cada 10 vegetarianos

passam durante sua jornada. Se você não ouviu ainda pode se sentir abençoado, ou com um círculo social um pouco restrito.

Toda a circunstância começa quando somos colocados em situações onde temos que colocar nossa posição sobre comer ou não carne. Isso pode acontecer de diversas maneiras, seja um almoço de familia, ou um comentário na internet, mas na verdade não importa qual seja o "motivo, causa, razão ou circunstância" porque você foi colocado nisso, acontece sempre a mesma coisa! Acredite, se pensa em ser vegetariano você irá passar por isso. Na atualidade é mais fácil assumir sua opção sexual do que assumir ser vegetariano, e mais aceito do que ser vegetariano. Somos a maçã podre da sociedade. E quando temos que falar sobre isso... Sério. Não sei o que acontece com as pessoas, mas desce uma entidade, tipo macumba mesmo, um espírito associado a Sociedade Brasileira de Nutrição e em 5 segundos aquela pessoa que estava ali não esta mais! Quem esta na sua frente agora é um ser que entende tudo sobre nutrição, e ele irá te perguntar: DE ONDE VOCÊ TIRA SUAS PROTEÍNAS?

Meu Deus!! Como essa pergunta é irritante, invasiva, sem fundamentos, sem critérios, simplesmente arrogante! 

O que muda na vida da pessoa saber ou não de onde tiramos proteínas?? Se essa fosse uma pergunta científica, ou mesmo por curiosidade seria aceitável, mas não é o caso. A verdade é que questionamentos como esse, na sua maioria, são apenas para ofender e não para sanar dúvidas. Todos sabemos que a carne de animais são os alimentos que mais contém proteína, isso é indiscútivel, mas há um porém, apesar de serem os mais proteicos não são os únicos com toda certeza. E acredito que todos saibam disso. Tambem creio que ao falar isso, além de procurar ofender eles querem achar uma maneira de não ser aceitável nos padrões sociais a dieta vegetariana. 

Além de mais saudável a nossa dieta é mais barata em alguns aspectos, e isso causa certo estranhamento, e não por ser uma dieta vegetariana, mas porque é comum não aceitarmos o diferente. Isso é algo que já está incrustrado nas veias da sociedade, isso acontece a todo tempo, com tudo. Não podemos achar que essa seja uma perseguição exclusiva de nossa causa, claro que isso não muda ou diminui o que passamos, mas muitos pensam ser algo que somente nós passamos, e se pararmos e olharmos em volta, qualquer causa tem suas dificuldades. 

Proteínas são essenciais para nossa saúde, e isso serve para qualquer individúo, sendo ele vegetariano ou não. Suas funções no organismo são de extrema importância, podemos citar por exemplo a estrutural, o componente básico de fibras musculares, cabelos, ossos, dentes e pele são as proteínas! E isso é apenas um dos exemplos!

Sabemos dessa importância, não somos ignorantes seguindo modas, não somos malucos que tomaram decisões levianas, e definitivamente não comemos só alface! Existem diversos alimentos ricos em proteínas de origem vegetal, suas combinações são potentes e podem substituir as proteínas de origem animal, mas é necessário ingerir uma maior quantidade, mas isso não é um problema já que são alimentos saudaveis. O arroz e o feijão, arroz integral com ervilhas vermelhas, lentilha com milhete, e muitas outras. Então qual a diferença dessas dietas? Não quero levar isso para um lado somente científico, mas sabemos de nossas dificuldades em encontrar proteínas, e os carnívoros sabem que temos de onde tira-las. Mas a questão não é o que comemos, e sim porque comemos. De várias maneiras fomos questionados sobre comer ou não carne, e nossa consciência concluiu que era errado. Não por insanidade, mas pela necessidade de fazer o certo. Cada um de nós deve ter seu motivo em particular, mas pensamos em algo maior do que uma Proteína, pensamos em vidas. E não especificamente nas nossas. Pensamos na vida de outros seres vivos, e nas proteínas... você acaba pensando depois. 

Gostaria de acabar com essa pergunta ignorante, ela não é o tipo de pergunta que favorece nossa resposta, não é o tipo de pergunta que favorece a causa, e enquanto houver essa pergunta pessoas vão continuar na ignorância.  

#contraamaldiçãodaproteina

 

—————

Voltar